Apresentação

Nós somos três alunos do primeiro ano da licenciatura de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. No âmbito das disciplinas de Introdução às Ciências Sociais e de Seminário: Temas e Problemas da Educação Contemporânea estamos a realizar um estudo sobre o uso do telemóvel nas camadas infantis e séniores. Agradecemos desde já a sua colaboração.

sábado, 22 de dezembro de 2007

1 – INTRODUÇÃO

De acordo com os objectivos das disciplinas de Introdução às Ciências Sociais e Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: Temas Problemas da Educação Contemporânea, do curso de Ciências da Educação, foi proposto aos alunos do primeiro ano, por parte dos docentes destas unidades curriculares, um pequeno trabalho de investigação. O nosso grupo optou pelo tema da comunicação, mais particularmente, dos telemóveis nas crianças e nos idosos. Contudo devido a dificuldades relativamente ao grupo das crianças, nós, juntamente com a docente responsável, decidimos trabalhar apenas com o grupo dos idosos. Posto isto, faz todo o sentido, para nós, como estudantes desta unidade curricular, analisar o aparecimento do telemóvel como uma mudança social e perceber como é que a terceira idade reagiu e reage com este fenómeno global. O objectivo do trabalho é perceber o impacto que os telemóveis têm na camada social dos mais velhos (idosos) e as funções dos telemóveis que os idosos utilizam. A partir destes objectivos pretendemos articular as problemáticas da sociedade da contemporaneidade, das Tecnologias de Informação e Comunicação (mais precisamente os telemóveis) e da terceira idade. O trabalho de grupo vai ser aqui apresentado de forma muito sucinta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de recomendar um outro telefone para idosos, lançado em 2011 por uma empresa portuguesa.
Permite vários tipos de configuração através de um website.
Mais informações em www.simple-true-kare.com